Buscar
  • Procurement Garage

COST SAVING & COST AVOIDANCE



TÓPICOS ABORDADOS

  1. Introdução

  2. Definição de cost saving ou economia de custos

  3. Definição de cost avoidance ou custo evitado

  4. Desafios comuns as empresas

  5. Melhores práticas

  6. Conclusão

  7. Referências


Introdução


Entre muitos benefícios, as atividades de aquisição podem levar a economias significativas e redução de custos. Alguns podem ser quantificados (como economizar dinheiro), enquanto outros são mais intangíveis (como melhor prestação de serviços).


A ECONOMIA DE CUSTOS (COST SAVING) pode ser geralmente definida como o ato de cortar custos para melhorar a lucratividade. Economizar é frequentemente confundido com evitar custos, que é mais apropriadamente definido como o ato de eliminar custos ou prevenir sua ocorrência.


Ambos os tipos de controle de custos, que são as duas faces da moeda de contenção de custos, são importantes e necessários para uma empresa que deseja prosperar.


Aqui, iremos analisar alguns dos principais conceitos envolvidos na captura e medição da economia de custos de iniciativas de compras.


Esses conceitos são essenciais para empresas e clientes. Sua implementação pode estabelecer a base para uma parceria de terceirização de sucesso.


Uma organização de compras interna também pode usar esses conceitos para medir e relatar o valor que fornece à sua empresa.


Qual a definição para ECONOMIA DE CUSTOS?


  • A ECONOMIA DE CUSTOS pode ser especificamente identificada e será feita em um orçamento ou programa, resultante da implementação de uma alternativa específica em vez de continuar o sistema atual;

  • É o resultado de uma ação planejada ou deliberada realizada pelo departamento de compras;

  • É um benefício monetário quantificável;

  • Deve haver uma redução direta da atividade, para que ocorra uma economia. Portanto, os benefícios são considerados como economia apenas se a estimativa identificar ganhos que comecem a acumular durante o orçamento / ano fiscal da atividade.


Qual a definição para CUSTO EVITADO?


  • São benefícios financeiros ou econômicos, que resultam de uma iniciativa, mas não permitem que uma redução monetária seja uma atividade financiada no orçamento;

  • É um benefício monetário quantificável;

  • Normalmente visa a redução ou eliminação de custos futuros;

  • Não reduz o custo dos materiais adquiridos, quando medido em relação aos resultados históricos, mas minimiza ou evita o impacto totalmente negativo na receita líquida que um aumento de preço teria.


Muitas organizações enfrentam desafios na medição e captura de economia de custos e têm alguns problemas para entender onde pode ocorrer a redução de custos.


No quadro abaixo, existem alguns desafios comuns que costumamos encontrar no mundo corporativo.




As definições de economia de custos e custo evitado para fins de benchmarking são importantes.


Para que o esforço de benchmarking seja bem-sucedido, aqueles que relatam devem saber o que estão relatando.


COST SAVING ou ECONOMIA DE CUSTOS


  • Apropriação de linha de base reduzida - Uma redução nos recursos disponíveis com base em ações legislativas ou cortes direcionados em certas áreas.

  • Redução do gasto orçado - Uma redução nos recursos projetados / orçados (por exemplo, tempo da equipe, materiais e equipamentos) usados para uma atividade ou processo de negócios, como resultado de um Projeto de Economia.

  • Reduções de volume - reduzir a quantidade de um bem ou serviço usado. Economias capturadas nesta categoria incluem projetos que buscam intencionalmente reduções de volume por meio de ação direta (por exemplo, gerenciamento de demanda).

  • Reembolsos / Créditos / Abatimentos - Pagamentos feitos ao Estado por fornecedores como resultado de um Projeto de Economia.

  • Nova Receita - Novos fluxos de receita instituídos pelo Estado.

  • Reembolso aprimorado - melhorias na precisão ou integridade de um processo de negócios, que geram uma taxa mais alta de recuperação de fundos de organizações externas.

As definições de economia de custos e custo evitado para fins de benchmarking são importantes.


Para que o esforço de benchmarking seja bem-sucedido, aqueles que relatam devem saber o que estão relatando.


COST AVOIDANCE ou CUSTO EVITADO


  • Custo Evitado - Uma oportunidade de redução de custos, que resulta de uma ação, negociação ou intervenção intencional.

  • Custo Evitado em Compras - Uma oportunidade de redução de custos, que é gerada a partir do processo de concorrência.

  • Negociação de Custos Evitados - um custo evitado devido à emissão das melhores ofertas e ofertas finais, negociações de fonte exclusiva ou negociações pós-aquisição / pós-concessão.

  • Custo Evitado dentro do Contrato - Uma oportunidade de redução de custos produzida como resultado da intervenção de um profissional de compras em resposta aos pedidos do contratado para aumentos de preços, flutuações de mercado, alterações para cima dos índices, etc.

  • Reduções de Taxas - Obtenção de taxas ou preços mais baixos para bens, serviços e construção adquiridos por um Estado.


O COST SAVING ou ECONOMIA DE CUSTOS implica na redução dos custos incorridos por uma organização, que tem resultados tangíveis. Necessita de uma alternativa específica frente ao sistema atual e de um benefício monetário quantificável.


O COST AVOIDANCE ou CUSTO EVITADO é um esforço para prevenir ou reduzir os aumentos de preços do fornecedor e encargos acessórios por meio do uso de análise de valor, negociações e uma variedade de outras técnicas. Não resulta em uma economia tangível no orçamento.


Nós, da PROCUREMENT GARAGE, entendemos que tanto a economia de custos quanto o custo evitado são muito importantes e devem ser sempre consideradas por uma empresa que visa aumentar seu faturamento e aprimorar sua cultura e metodologia.


Embora possam ser adotadas em diferentes momentos, não as vemos como práticas substitutas, mas complementares.


Portanto, para obter a análise mais completa e precisa deve-se considerar ambas as práticas.


• PROCUREMENT GARAGE CONSULTING

• Benchmarking, Cost Savings & Cost Avoidance – NASPO BENCHMARKING WORKGROUP Research Brief


MAKING IT COUNT, By Shahid Bhatty, Principal Consultant, ISG


69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Linkedin

SP || Rua Castilho 392, 9º Andar

Brooklin Paulista, São Paulo/SP CEP 04568-010

 

+55 (11) 98964-8946

+55 (21) 98209-7521

comercial@procurementgarage.com

Copyright Procurement Garage 2014. All Rights Reserved